sábado, 16 de março de 2013

Análise Crítica sobre os Elementos Básicos e Técnicas da Comunicação Visual



De entre a recolha fotográfica realizada, decidimos selecionar, para a enumeração dos elementos e técnicas de comunicação visual, a fotografia do interior de uma garrafa de vidro. Esta escolha baseou-se no facto de estarem presentes os vários elementos, formas e técnicas de comunicação e, também, na ambiguidade e unicidade da fotografia.

Um dos elementos básicos presente é o ponto. Este surge no fundo da garrafa, criando a ilusão da existência de um segundo quadrado – visto o fundo da garrafa já ter um formato quadrangular –, através das leis da Unidade e do Fechamento de Gestalt. A primeira lei demonstra que o ser humano tende a percecionar uma determinada forma, devido à disposição dos elementos básicos, como é o caso desta fotografia, onde os pontos dispostos formam um quadrado. A segunda evidencia que os elementos, quando agrupados, são vistos como inteiros, pois tendemos a ignorar buracos e completar contornos e linhas. É importante citar que o quadrado formado pelos pontos é acentuado pelo contorno espesso.

A linha é outro elemento básico que, no caso específico da fotografia escolhida, delimita o fundo quadrangular da garrafa e o gargalo circular da mesma. As linhas curvas expressam suavidade e flexibilidade, já as linhas retas permitem a criação de ângulos. Contudo, apesar da sua liberdade, “a linha não é vaga, é decisiva, tem propósito e direção”.

A linha aumenta a sensação de direção”, que é mais um dos elementos presente. Nesta fotografia está patente, maioritariamente, a direção vertical, que “constitui a referência primária do homem”.
É ainda possível encontrar na fotografia a cor – que apela à emoção. A cor principal é o violeta, que é uma cor secundária formada pela mistura das cores primárias azul ciano e magenta. E também o tom, pois na fotografia é fácil distinguir diferentes tons e a delimitação das margens, graças à presença de luz.

A escala é igualmente um elemento encontrado na fotografia selecionada. Através da ilusão de ótica, o círculo do gargalo parece maior do que o quadrado do fundo, devido à proximidade da lente em relação ao topo da garrafa, conferindo-lhe um efeito de escala.

A linha descreve uma forma” e esta é o último elemento básico da comunicação visual presente na fotografia. As formas aqui encontradas são o quadrado (“associado à retidão”) e o círculo (“associado à infinitude”) que são formas geométricas básicas, “figuras planas e simples”.

Na fotografia também são abundantes as técnicas de comunicação visual. A Neutralidade/Ênfase é a primeira técnica, pois é possível observar que a imagem é neutra, pela simples representação do interior de uma garrafa, mas também existe uma clara ênfase do seu fundo, isto é, “apenas é realçado um objeto contra um fundo em que predomina a uniformidade” e a neutralidade.

A Opacidade/Transparência é outra das técnicas presentes, porque na fotografia encontram-se detalhes visuais através dos quais se pode ver, como é o caso do fundo da garrafa; e também existe a ocultação, caso das margens do gargalo, que é opaco. A Exatidão/ Distorção está igualmente presente, sendo o fundo da garrafa representativo da exatidão e o topo da distorção.

As duas últimas técnicas observáveis na fotografia são a Planura/Profundidade e a Agudeza/Difusão. A primeira é regida pelo uso e/ou ausência de perspetiva, sendo que o fundo da garrafa concede à imagem a ideia de profundeza e, simultaneamente, o topo da mesma confere-lhe um aspeto plano. A segunda é constatada através “da precisão e do uso de contornos rígidos”, do qual é exemplo, mais uma vez, o fundo da garrafa; e através da suavidade do seu topo, que surge um pouco desfocado e com contornos indefinidos.

            DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991

Sem comentários:

Enviar um comentário