De entre a
recolha fotográfica realizada, decidimos selecionar, para a
enumeração dos elementos e técnicas de comunicação visual, a
fotografia do interior de uma garrafa de vidro. Esta escolha
baseou-se no facto de estarem presentes os vários elementos, formas
e técnicas de comunicação e, também, na ambiguidade e unicidade
da fotografia.
Um dos
elementos básicos presente é o ponto. Este surge no fundo da
garrafa, criando a ilusão da existência de um segundo quadrado –
visto o fundo da garrafa já ter um formato quadrangular –, através
das leis da Unidade e do Fechamento de Gestalt. A
primeira lei demonstra que o ser humano tende a
percecionar uma determinada forma, devido à disposição dos
elementos básicos, como é o caso desta fotografia, onde os pontos
dispostos formam um quadrado. A segunda evidencia que os elementos,
quando agrupados, são vistos como inteiros, pois tendemos a ignorar
buracos e completar contornos e linhas. É
importante citar que o quadrado formado pelos pontos é acentuado
pelo contorno espesso.
A linha é
outro elemento básico que, no caso específico da fotografia
escolhida, delimita o fundo quadrangular da garrafa e o gargalo
circular da mesma. As linhas curvas expressam suavidade e
flexibilidade, já as linhas retas permitem a criação de ângulos.
Contudo, apesar da sua liberdade, “a linha não é vaga, é
decisiva, tem propósito e direção”.
“A linha
aumenta a sensação de direção”, que é mais um dos elementos
presente. Nesta fotografia está patente, maioritariamente, a direção
vertical, que “constitui a referência primária
do homem”.
É ainda
possível encontrar na fotografia a cor – que
apela à emoção. A cor principal é o violeta, que é uma cor
secundária formada pela mistura das cores primárias azul ciano e
magenta. E também o tom, pois na fotografia é fácil distinguir
diferentes tons e a delimitação das margens, graças à presença
de luz.
A escala é
igualmente um elemento encontrado na fotografia selecionada. Através
da ilusão de ótica, o círculo do gargalo parece maior do que o
quadrado do fundo, devido à proximidade da lente em relação ao
topo da garrafa, conferindo-lhe um efeito de escala.
“A linha
descreve uma forma” e esta é o último elemento básico da
comunicação visual presente na fotografia. As formas aqui
encontradas são o quadrado (“associado à retidão”) e o círculo
(“associado à infinitude”) que são formas geométricas básicas,
“figuras planas e simples”.
Na
fotografia também são abundantes as técnicas de comunicação
visual. A Neutralidade/Ênfase é a primeira técnica, pois é
possível observar que a imagem é neutra, pela simples representação
do interior de uma garrafa, mas também existe uma clara ênfase do
seu fundo, isto é, “apenas é realçado um objeto contra um fundo
em que predomina a uniformidade” e a neutralidade.
A
Opacidade/Transparência é outra das técnicas presentes, porque na
fotografia encontram-se detalhes visuais através dos quais se pode
ver, como é o caso do fundo da garrafa; e também existe a
ocultação, caso das margens do gargalo, que é opaco. A Exatidão/
Distorção está igualmente presente, sendo o fundo da
garrafa representativo da exatidão e o topo da distorção.
As duas
últimas técnicas observáveis na fotografia são a
Planura/Profundidade e a Agudeza/Difusão. A primeira é regida pelo
uso e/ou ausência de perspetiva, sendo que o fundo da garrafa
concede à imagem a ideia de profundeza e, simultaneamente, o topo da
mesma confere-lhe um aspeto plano. A segunda é constatada através
“da precisão e do uso de contornos rígidos”, do qual é
exemplo, mais uma vez, o fundo da garrafa; e através da suavidade do
seu topo, que surge um pouco desfocado e com contornos indefinidos.
Fontes:
www.linguagemvisual.com.br
DONDIS,
Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes,
1991
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