quarta-feira, 17 de abril de 2013

Memória Descritiva: Projecto Final 2

Para a realização da proposta de trabalho sobre Tipografia, escolhemos representar um texto de opinião. Recolhemos algumas crónicas do site da revista Sábado e, após algumas experiências, decidimos ilustrar a crónica de Fernando Esteves, “Um campeão diferente”. Esta relata a capacidade física extraordinária do atleta Usain Bolt, demonstrada nas eliminatórias finais dos 200 metros para os Jogos Olímpicos.

Para ilustrar esta ideia, fizemos uma pequena sessão de brainstorming, onde reunimos vários grafismos que pudessem representar o que pretendíamos. Assim, chegámos a uma ideia final: a silhueta do atleta com a bandeira do seu país, Jamaica, como fundo, visto que é um ponto importante na sua identificação. Com este modelo em mente, experimentámos várias hipóteses.

A primeira foi através da sobreposição de caracteres. Pegámos na silhueta de Usain Bolt e inserimos o texto da crónica no seu fundo, resultando o mesmo como fundo da figura. De seguida, para reforçarmos o seu impacto, sobrepusemos a silhueta através de várias camadas duplicadas. Depois, pegámos nos dados mais destacáveis da crónica, como o número de metros e de passadas, e colocámo-los como partes da bandeira jamaicana de fundo. Também para realçar todos os elementos que compõem a representação do texto, diminuímos o espaço entre os caracteres, resultando assim uma composição forte com impacto. Não escolhemos como trabalho final porque não é legível, factor pretendido na realização do trabalho. O tipo de letra utilizado nesta experiência foi a Arial, pois é um tipo de letra simples e, apesar de tudo, mais compreensível na sobreposição do texto.




A segunda foi realizada a pensar no factor legibilidade, mantendo a ideia original. A silhueta manteve-se, modificando-se apenas o fundo, composto pela crónica na íntegra, com as palavras/expressões mais importantes realçadas de diferentes formas. Com estes aspectos em conta, realizámos esta experiência com os caracteres em branco e o fundo com cores diferentes. Contudo, não foi esta a escolhida como final.







A imagem a baixo é a nossa proposta de trabalho final, pois refere todos os elementos importantes da notícia bem legíveis e transmite a ideia de força e a dose de impacto pretendidas. Tanto para a realização desta como da anterior, foi utilizada a fonte Futura, uma fonte sem-serifa, desenhada por Paul Renner em 1927. Escolhemo-la, pois transmite uma ideia futurista, modernista, atual, com um design simples, não deixando de ser invulgar e criativo. Todas estas características ilustram, na nossa opinião, o conceito da crónica, da sua atualidade e do seu dinamismo, pois, ainda que constituídos maioritariamente por ângulos retos, os caracteres no seu conjunto formam um todo dinâmico.





Todos estes processos foram realizados no programa Illustrator, através de ferramentas e efeitos como caixas de texto, distorção livre de objectos e amostras de cor.

Em suma, o trabalho final resulta de uma composição tipográfica forte e dinâmica, com manipulação de caracteres e jogos de cor. Na nossa opinião, conseguimos representar a ideia inicialmente concebida, assim como a crónica escolhida, incluindo os elementos gráficos necessários para corresponder ao que nos foi pedido.

Análise Crítica sobre os Elementos Tipográficos

 
 
A proposta de trabalho 2 – sobre tipografia – requeria, para além de uma composição visual e respetiva memória descritiva, a realização de uma recolha fotográfica e posterior análise crítica dos elementos tipográficos presentes numa destas fotografias.

Para tal, selecionamos a fotografia da designação de um café de Afife, Viana do Castelo – o Aff-Hiffas (antigo nome para Afife) – por considerarmos o tipo de letra bonito e cativante. Esta seleção baseou-se, ainda, no facto de pensarmos que os seus elementos tipográficos são interessantes para a análise.

“The basic typographic element is called a character”, isto é, o elemento tipográfico básico é chamado de caractere, que pode ser a letra, o número ou o sinal de pontuação. No caso específico desta fotografia é a letra. O tipo de letra utilizado é muito rebuscado e levemente arredondado, conferindo suavidade, elegância e beleza aos caracteres. Este apresenta letras de caixa alta, também conhecidas como “letras maiúsculas”, que têm o tamanho e a forma geralmente usadas para iniciar frases e nomes próprios; e letras de caixa baixa ou “letras minúsculas”.

As letras, presentes na fotografia, não são serifadas, empregando, em sua vez, o“swash”, que é “um floreado tipográfico aplicado num símbolo, como uma serifa exagerada”. Antigamente, nas letras de caixa alta, este estendia-se para a esquerda e era usado para iniciar frases. Enquanto, nas letras de caixa baixa, estendia-se para a esquerda, para iniciar palavras, e para a direita para terminá-las. Este tinha ainda a função de ajudar a ajustar o texto à linha.

Os caracteres tipográficos encontram-se em itálico (termo que homenageia a Itália, onde este estilo teve origem), pois estão ligeiramente inclinados para a direita, ao contrário dos caracteres tipográficos romanos, que são retos. “Uma fonte verdadeiramente itálica é desenhada a partir do zero e tem características únicas, que não são encontradas na romana.” Atualmente, a maioria do processamento de texto e programas de edição eletrónica tem a opção de colocar uma fonte romana em itálico.

Quanto às cores utilizadas, são simples e básicas, conferindo destaque ao tipo de letra, através do contraste entre as letras de cor preta e o fundo branco.




Recolha de Imagens da Internet: Tipografia e Elementos Tipográficos

Estas imagens fazem parte da pesquisa que fizemos na internet, sobre tipografia e elementos tipográficos.